3 de Dezembro de 2007
Sumário: Resolução do teste formativo sobre o
“Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
De Jorge Amado, da página 143 do manual.
Pág.143
I
1-Os animais do parque consideravam a Andorinha jovem, bonita, ágil, simpática e elegante, uma vez que ela cativava todos através da sua simpatia e espírito de ajuda. Por outro lado achavam-na irreverente, teimosa e aventureira pelo facto de ela iniciar um relacionamento com o gato sendo este o inimigo das Andorinhas.
2-Durante uma conversa entre a vaca Mocha e a Andorinha Sinhá a primeira descreveu o Gato Malhado como sendo mal formado, mal criado e ignóbil. A vaca justificou a sua opinião revelando um episódio que acontecera entre ela e o gato onde este a insultou.
3-A participação do rouxinol nesta história deve-se ao facto de que este é o professor de canto da andorinha, nutre um sentimento de amor por ela e é a causa dos arrufos entre o gato e a andorinha além de que é ele que vai acabar por casar com a andorinha.
II
1.
1.1- A Andorinha resolveu manter uma conversa com o Gato porque destemida, aventureira e curiosa e pretendia mostrar, aos habitantes do parque que o Gato não era tão mau como o julgavam.
2- A Andorinha refere que o Gato é feio e convencido, não porque o achasse assim, mas porque pretendia manter um diálogo com ele através das provocações que lhe faziam.
3- O Gato Malhado ficou espantado com a atitude destemida da Andorinha, pois estava acostumado a que todos animais fugissem á sua presença. Podemos ainda afirmar que esta frase pronuncia o futuro da relação do Gato com a Andorinha: esta casa-se com o rouxinol.
4-O reverendo papagaio era tido por todos como uma pessoa culta e religiosa, com tudo ele comportava-se de forma oposta as virtudes que pregava: mantinha certos relacionamentos secretos com as esposas dos outros animais.
5-A Primavera é a estação do renascimento da natureza e da fecundação. É o tempo do acasalamento, do amor. Foi nesta estação do ano que o Gato e a Andorinha iniciaram o seu relacionamento o seu compromisso.
III
1.
1.1-Modo:indicativo;
Tempo: Pretérito Mais-que-perfeito;
Pessoa e Número: 3ª pessoa do singular;
1.2- Verbo haver no pretérito imperfeito do indicativo mais particípio passado do verbo desacostumar.
1.3- Desacostumara.
2.
2.1-Havia passado e havia aprendido.
3.
3.1- Feio e feissimo.
3.2-Feio normal;feissimo superlativo absoluto sintéctico.
4.
4.1-Pombo-correio -) pombos-correio.
4.2-Penas amarelas-esverdiadas.
4.3-Amores-perfeitos.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário